Cooperação Comercial

PRANGCPLP 2010 2012

Os ministros do Comércio dos Estados-membros da CPLP reuniram-se pela primeira vez em Maio de 2012, em Luanda. Sob coordenação da República de Angola, enquanto Presidência em exercício da CPLP, os responsáveis por esta tutela nos países da CPLP sublinharam a urgência na articulação de ações das entidades públicas para ampliar, aprofundar e facilitar a cooperação económica e empresarial no espaço da CPLP.

 

Estas metas serão alcançadas através do incremento do comércio, do investimento e de parcerias, assegurando uma maior inclusão e interação dos agentes económicos e das economias dos Estados-Membros.

A Promoção do Investimento não ficou esquecida neste primeiro encontro ministerial, observando-se as vantagens da replicação de melhores práticas intra Comunidade, a importância de apoiar os esforços da CPLP com vista à facilitação da circulação e fixação de empresários e investidores dos Estados-Membros, e a necessidade de estimular as sinergias entre as Agências Nacionais de Comércio e Investimento dos Estados-Membros.

A capacitação Institucional e empresarial assume, naturalmente, um cariz fundamental. Nesta senda, os ministros apelam para a influência positiva de acções como fomentar a educação para o empreendedorismo ou reforçar a formação ao nível das PME.

Neste contexto, a CPLP avançou no aprofundamento da cooperação comercial com a realização de reuniões ministeriais e com a criação do Fórum das Agências de Promoção do Comércio e Investimento.