Secretário Executivo no «Fórum Global de Líderes» da UNCTAD

Secretariado Executivo - Cooperação Económica
Nota Informativa

O Secretário Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa, vai participar no «Fórum Global de Líderes» que celebra  o 60.º Aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED / UNCTAD), a decorrer sob o tema “Traçar um novo rumo para o desenvolvimento num mundo em mudança”, de 12 a 14 de junho de 2024, no Palácio das Nações, em Genebra.

 

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, procede à abertura deste fórum, o qual contará com a participação de alto nível de Chefes de Estado, lideres de instituições e importantes economistas e especialistas que participarão em debates sobre abordagens inovadoras para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável e melhorar o papel e o impacto da UNCTAD.

 

O «Fórum Global de Líderes» “representa um momento seminal, uma oportunidade para refletir sobre as lições aprendidas nas últimas seis décadas e abrir um novo caminho a seguir”, refere a CNUCED / UNCTAD.

 

O tema, “Traçar um novo rumo de desenvolvimento num mundo em mudança”, é um apelo à ação para “reimaginar o desenvolvimento na era da poliglobalização. À medida que nos adaptamos aos tempos de mudança, o tema proporciona um quadro para a construção de um futuro resiliente, equitativo e sustentável”, observa, ainda, esta organização do sistema das Nações Unidas.

 

Ao “explorar novas estratégias para o desenvolvimento, o Fórum centrar-se-á no tratamento integrado do comércio e do desenvolvimento pela UNCTAD e nas questões inter-relacionadas de finanças, tecnologia, investimento e desenvolvimento sustentável. Irá abordar especificamente as necessidades dos países em desenvolvimento, especialmente dos países menos desenvolvidos, dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e dos países em desenvolvimento sem litoral”, enuncia a CNUCED / UNCTAD.

 

Últimas Notícias

Ver todas